top of page

Qual é a melhor idade para aprender inglês?

"É muito melhor aprender inglês enquanto criança".

Já escutou alguma frase desse tipo? Apesar de parecer óbvio, a ciência mostra que não é bem assim.


Cada idade tem seu ponto forte e seu ponto fraco, como explica Antonella Sorace, professora de desenvolvimento linguístico e diretora do centro Bilingualism Matters, da Universidade de Edimburgo.


Ela cita que crianças pequenas são ruins na aprendizagem tradicional, de sala de aula, com um professor explicando todas as regras, enquanto os adultos são muito melhores nisso.


Esse modelo de ensino é conhecido como "aprendizagem explícita".


Um estudo feito em Israel mostra que adultos são melhores em aprender uma regra de linguagem e aplicá-la a novas palavras.


Eles compararam o desempenho de grupos separados: crianças de 8 anos, de 12 anos e jovens adultos. Os adultos tiveram notas maiores do que os dois outros grupos, e as crianças de 12 anos superaram as de 8.


Isso condiz com os resultados de um estudo feito ao longo de muitos anos com cerca de 2 mil bilíngues (fluentes em catalão e espanhol) e que estão aprendendo inglês. O estudo indica que os que começaram mais tarde aprenderam a língua melhor do que os que começaram cedo.


O estudo de Israel sugere que os estudantes mais velhos se beneficiam de habilidades desenvolvidas após a maturidade e maior experiência linguística.


Já as crianças se sobressaem na aprendizagem implícita: elas escutam falantes nativos e os imitam. Mas esse tipo de aprendizado requer muito tempo de convivência com falantes nativos.


Em 2016, o centro Bilingualism Matters fez um relatório sobre aulas de mandarim em escolas primárias para o governo escocês. Eles descobriram que uma hora por semana de aulas não dava uma experiência relevante para crianças de 5 anos. Somente um acréscimo de meia hora por semana e a presença de um falante nativo já ajudaram as crianças a compreender aspectos do mandarim que eram difíceis para adultos, como os tons diferentes.


"Criar um laço emocional é o que te faz melhor em aprender línguas, na minha opinião", diz Danijela Trenkic, uma psicolinguista da Universidade de York.


Ela dá o exemplo de uma família que se muda para um novo país. É comum que as crianças aprendem o novo idioma muito mais rápido que seus pais, mas isso pode acontecer porque elas estão ouvindo a língua nova diariamente na escola, enquanto os pais poder estar trabalhando sozinhos.


Além disso, as crianças têm um sentido de urgência maior, já que sua vida pessoal depende de aprender o novo idioma. Para fazer amigos e ser aceito o domínio do idioma local é imprescindível.


A aprendizagem explícita é melhor para os adultos e a implícita, para as crianças. Mas e a MAX, você sabe qual o modelo que usamos?


Na MAX, nós usamos a aprendizagem personalizada: o conteúdo é desenvolvido de acordo com a necessidade dos alunos. Além disso, esse modelo é conhecido por respeitar o tempo de aprendizado de cada estudante.


Os dados acima foram tirados da matéria "Qual é a melhor idade para se aprender um novo idioma?", da BBC Brasil. Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.


bottom of page